Futuro da Europa: primeiro debate sobre as propostas da Conferência 

Comunicado de imprensa 
 
 

Partilhar esta página: 

A quinta sessão plenária da Conferência sobre o Futuro da Europa decorreu em Estrasburgo © European Union 2022 - Source : EP  

A Conferência sobre o Futuro da Europa encontra-se na sua fase final, após a discussão no último fim de semana acerca das propostas sobre todos os temas.

O Plenário e os nove grupos de trabalho começaram a trabalhar nas propostas finais da Conferência numa reunião realizada em 25-26 de março no Parlamento Europeu, em Estrasburgo - e alguns participantes remotamente.


As propostas preliminares, elaboradas pelos presidentes e porta-vozes dos cidadãos assistidos pelo Secretariado Comum, foram debatidas por todos os participantes no Plenário: cidadãos, eurodeputados, deputados nacionais, representantes do Conselho, da Comissão, dos parceiros sociais, da sociedade civil e representantes dos órgãos de poder local e regional. Estas propostas basearam-se principalmente nas recomendações dos painéis de cidadãos europeus e dos painéis nacionais, nas ideias recolhidas através da Plataforma Digital Multilingue, bem como em contributos dos debates nas sessões plenárias e dos grupos de trabalho.


Ao apresentarem o trabalho desenvolvido nos Grupos de Trabalho do Parlamento Europeu, os eurodeputados sublinharam que até as propostas mais ambiciosas devem ser levadas a sério e comprometeram-se a defender o valioso trabalho realizado pelos cidadãos europeus no âmbito do processo da Conferência.

Em conformidade com as recomendações dos cidadãos, muitos eurodeputados apelaram ao reforço das políticas europeias em domínios como a saúde, política externa, juventude, educação e cultura. A Europa deve tornar-se mais ambiciosa e assumir a liderança em matéria de conectividade digital, segundo alguns, e apoiar as suas PMEs, de acordo com outros.


A maioria dos eurodeputados salientou que uma União Europeia mais forte é também mais capaz de enfrentar a guerra na Ucrânia. Alguns consideraram a invasão russa um momento decisivo para o futuro da Europa, enquanto outros apelaram a que a UE esteja melhor armada para enfrentar futuras crises.


As gravações das reuniões do Grupo de Trabalho estão disponíveis no Centro Multimédia do Parlamento.


Próximos passos

A próxima sessão plenária está agendada para 8-9 de abril em Estrasburgo, onde os Grupos de Trabalho apresentarão as suas propostas consolidadas. Espera-se que o Plenário apresente as suas propostas finais por consenso ao Conselho Executivo no final de abril, para que o relatório final possa ser entregue aos Presidentes das instituições da UE em 9 de maio, em Estrasburgo.