António Guterres: “Devemos intensificar os esforços globais de vacinação” 

Comunicado de imprensa 
 
 

Partilhar esta página: 

O secretário-geral da ONU, António Guterres, dirigiu-se aos eurodeputados na quinta-feira, em Bruxelas. © European Union, 2021 - EP  

O recém-reeleito Secretário-Geral da ONU reiterou a necessidade de um plano global de vacinação para COVID-19 num discurso no Parlamento Europeu, na quinta-feira.

No seu segundo discurso no Parlamento enquanto Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres disse que a pandemia da COVID-19 revelou sistemas de saúde totalmente inadequados, enormes lacunas na proteção social e grandes desigualdades entre os países e dentro deles.


“Enquanto alguns países estão a começar lentamente a ver a luz ao fundo do túnel, o vírus continua a ser uma realidade ameaçadora em muitos locais do globo e, portanto, para todos nós”, destacou, pedindo que os esforços de vacinação global sejam intensificados, em particular quando se trata de África.


Guterres também reiterou a necessidade de uma estratégia global de vacinação e dos países produtores de vacinas se unirem numa missão de emergência, apoiada pela Organização Mundial da Saúde, a Gavi Vaccine Alliance e instituições financeiras internacionais, para mobilizar as empresas farmacêuticas e os principais atores industriais.


Além disso, Guterres abordou outras questões relacionadas ao desenvolvimento, desequilíbrios e desigualdades sociais e económicas por todo o mundo, bem como a crise climática e como combatê-la, a ilegalidade no espaço cibernético, o multilateralismo e muito mais.


Veja o discurso completo aqui.