Dia Internacional da Mulher 2022: um futuro ambicioso para as mulheres europeias depois da COVID-19

Teletrabalho, igualdade de género, carga mental e prestação de cuidados não remunerada estão em destaque nos eventos do PE sobre o Dia da Mulher.

Cartaz do Dia Internacional da Mulher 2022 no Parlamento Europeu
Consegue ver? As mulheres continuam a prestar os cuidados que ninguém vê. Chegou o momento de nos concentrarmos na igualdade de género.

Numa altura em que o mundo emerge da pandemia da COVID-19 e pesa o seu impacto sobre a vida laboral e familiar, estas questões encontram-se em destaque na agenda do Parlamento Europeu (PE). Foram objeto de uma reunião interparlamentar a 3 de março, antes do Dia Internacional da Mulher 2022 que teve por tema: Um futuro ambicioso para as mulheres europeias depois da COVID-19, com destaque para: a carga mental, a igualdade de género no teletrabalho e a prestação de cuidados não remunerada após a pandemia.

O evento foi organizado pela Comissão dos Direitos das Mulheres e da Igualdade dos Géneros (FEMM), em colaboração com a Direção das Relações com os Parlamentos Nacionais.

A presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, a Ministra da Igualdade de Género, Diversidade e Igualdade de Oportunidades de França, Élisabeth Moreno, e a vice-presidente da Comissão Europeia para os Valores e a Transparência, Věra Jourová encarregaram-se da abertura do evento. O discurso inaugural foi proferido pela primeira-ministra da Islândia Katrín Jakobsdóttir.


Consulte o programa do evento.


A reunião, conduzida pelo presidente da FEMM Robert Biedroń, decorreu através de uma videoconferência na quinta-feira, 3 de março.

Outros eventos


O Dia Internacional da Mulher foi celebrado na sessão plenária de 8 de março, em Estrasburgo. A 7 de março, igualmente em Estrasburgo, teve lugar um seminário destinado aos meios de comunicação social para analisar o papel do PE e da UE na melhoria da igualdade entre homens e mulheres. 


Mais sobre teletrabalho

O teletrabalho estará ainda em destaque no dia 15 de março, data na qual a Comissão Europeia e o Parlamento Europeu organizam uma conferência sobre o direito de desligar e o teletrabalho, para passar em revista as tendências e a evolução, bem como as oportunidades e os desafios que estas questões representam para o(a)s trabalhadore(a)s.

Acompanhe todas as atividades nas redes sociais:

  • #IWD2022EP
  • #InternationalWomensDay