Destaques da plenária 
 

Metano: Eurodeputados adotam nova lei para reduzir emissões do setor da energia 

O Parlamento vai votar, na quarta-feira, novas regras para reduzir as emissões de metano no setor da energia, de modo a alcançar os objetivos climáticos da UE e melhorar a qualidade do ar.

O acordo entre o Parlamento e o Conselho para reduzir as emissões de metano no setor da energia é o primeira lei da UE com este propósito específico. Abrange as emissões diretas de metano provenientes de fontes como os setores do petróleo, do gás fóssil e do carvão, bem como do biometano, uma vez injetado na rede de gás. Uma vez que 80 % do petróleo e do gás consumidos na UE são importados, as empresas importadoras de petróleo, gás fóssil e carvão terão de demonstrar que cumprem requisitos semelhantes até 1 de janeiro de 2027.


Contexto

O metano é um poderoso gás com efeito de estufa e poluente do ar, sendo responsável por cerca de um terço do aquecimento global atual. De acordo com a Agência Europeia do Ambiente, o setor da energia é responsável por 19 % de todas as emissões de metano da UE e o terceiro maior setor contribuinte, atrás da agricultura (53 %) e dos resíduos (26 %).


Votação: Quarta-feira, 10 de abril

Código do processo: 2021/0423(COD)

Procedimento: processo legislativo ordinário, acordo em primeira leitura