Destaques da plenária 
 

Tribunal de Contas Europeu: Eurodeputados votam candidato português 

O Parlamento votará na terça-feira sobre o apoio à candidatura de João Leão, nomeado por Portugal para o Tribunal de Contas Europeu.

Além de João Leão, também será analisado o candidato apoiado pela Suécia, o economista Hans Lindblad. A Comissão do Controlo Orçamental apoiou ambos os candidatos na sequência de uma audição realizada em 29 de novembro de 2023.

Nomeação portuguesa

João Leão é professor de Economia e Finanças Públicas e vice-reitor no Instituto Universitário de Lisboa. Foi ministro das Finanças entre 2020 e 2020, tendo sido secretário de Estado do Orçamento, de 2015 a 2020. João Leão tem um doutoramento em Economia pelo Massachusetts Institute of Technology.

O anterior membro português do Tribunal de Contas Europeu, João Figueiredo, faleceu em 29 de junho de 2021. O seu lugar está vago desde então.

Nomeação sueca

Hans Lindblad é presidente da Comissão de Produtividade do governo sueco. Foi diretor-geral do Gabinete Nacional da Dívida da Suécia, entre 2013 e 2022, e presidente do grupo de peritos para a Economia Pública, entre 2013 a 2020. É doutorado em Economia pela Universidade de Estocolmo.

O mandato da atual membro sueca, Eva Lindström, termina a 29 de fevereiro de 2024.

Próximas etapas

A decisão final será tomada pelos Estados-Membros da UE.

O Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia permite que cada Estado-Membro proponha o seu candidato ao Tribunal de Contas Europeu. Após consulta do Parlamento, os Estados-Membros aprovam os candidatos escolhidos para um mandato de seis anos.