Destaques da plenária 
 

Entrega do Prémio Sakharov a representantes de Mahsa Amini e de movimento de protesto iraniano 

A presidente do Parlamento Europeu vai distinguir Mahsa Amini e o Movimento Mulher, Vida, Liberdade, do Irão, na terça-feira, às 11h30, com o Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento.

Jina Mahsa Amini era uma curda iraniana, de 22 anos, que morreu em setembro de 2022, na sequência de abusos físicos enquanto estava detida pelos serviços de segurança iranianos. A sua morte provocou uma onda de protestos liderados por mulheres no Irão contra a lei do hijab e outras regras discriminatórias.

Afsoon Najafi e Mersedeh Shahinkar, defensoras dos direitos das mulheres iranianas, deverão estar presentes na cerimónia em Estrasburgo.

Antes da cerimónia, pelas 11h00 em Estrasburgo (menos uma hora em Lisboa), terá lugar uma conferência de imprensa da presidente Roberta Metsola e dos representantes dos laureados, na sala de conferências de imprensa Daphne Caruana Galizia.

Os laureados, finalistas e representantes do Prémio Sakharov 2023 participam ainda num seminário destinado aos meios de comunicação social, organizado pelo Parlamento, entre as 9h00 e as 11h00 de Estrasburgo, terça-feira, 12 de dezembro. Informações sobre o seminário.

Comunicado de imprensa: finalistas do Prémio Sakharov 2023 do Parlamento Europeu.

A cerimónia e a conferência de imprensa serão transmitidas no EP Live e no EbS+.


Os eurodeputados nas comissões dos Assuntos Externos e do Desenvolvimento e na Subcomissão dos Direitos do Homem realizarão um debate com os laureados iranianos na segunda-feira, 11 de dezembro, das 19.00 às 20.30 (hora da Europa Central), em Estrasburgo.


Contexto

O Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento, nomeado em homenagem ao físico e dissidente político soviético Andrei Sakharov, é atribuído anualmente pelo Parlamento Europeu. Foi criado em 1988 para homenagear indivíduos e organizações que defendem os direitos humanos e as liberdades fundamentais.


Procedimento: Cerimónia de entrega de prémios

Cerimónia de entrega dos prémios: Terça-feira, 12 de dezembro

Conferência de imprensa: Terça-feira, 12 de dezembro, às 11h00 em Estrasbugo (menos uma hora em Lisboa), com a presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, e representantes do movimento Mulher, Vida, Liberdade.