Destaques da plenária 
 

Nagorno-Karabakh: Eurodeputados condenam ataque injustificado do Azerbaijão 

O Parlamento vai debater e votar uma resolução sobre a situação no Nagorno-Karabakh, na sequência da recente operação militar do Azerbaijão no enclave montanhoso do Sul do Cáucaso.

O debate em sessão plenária com representantes da Presidência espanhola do Conselho e da Comissão Europeia está agendado para terça-feira e a resolução será submetida a votação na quinta-feira.

Com a mais recente ofensiva do Azerbaijão contra Nagorno-Karabakh, em 19 de setembro, Baku recuperou o controlo militar da região há muito disputada com a Arménia, o que resultou num êxodo em massa de arménios.

O primeiro-ministro da Arménia Nikol Pashinyan também alertou para a limpeza étnica na área, apesar das garantias públicas do Azerbaijão de que qualquer arménio que opte por ficar em Nagorno-Karabakh receberá tratamento igual ao dos cidadãos azeris.

O enclave montanhoso, internacionalmente reconhecido como parte do Azerbaijão, mas governado por separatistas arménios durante décadas, tem sido objeto de um sangrento conflito militar entre os dois países desde a queda da União Soviética.


Debate
: Terça-feira, 3 de outubro

Votação: Quinta-feira, 5 de outubro

Procedimento: Declarações do Conselho e da Comissão, com uma resolução