Destaques da plenária 
 

Livre circulação: Eurodeputados debatem alegados subornos na concessão de vistos 

Os eurodeputados vão questionar a Comissão, terça-feira à tarde, sobre as alegações de que Estados-Membros estão a emitir vistos em troca de subornos no espaço Schengen.

Num debate com representantes da Comissão Europeia, os eurodeputados vão abordar as recentes alegações de que a rede de consulados da Polónia está a aceitar subornos em troca da emissão de vistos Schengen. Também vão avaliar o seu impacto na política comum de vistos da UE e no espaço de livre viagem Schengen.

Depois de vários meios de comunicação terem denunciado a alegada corrupção no sistema de vistos, a Comissão Europeia pediu explicações ao Governo polaco, que está a investigar o assunto.

No dia 27 de setembro, a Alemanha anunciou controlos pontuais nas suas fronteiras com a Polónia e a Chéquia, para intensificar a luta contra o tráfico de seres humanos. Atualmente, sete Estados-Membros estão a implementar controlos temporários nas fronteiras entre os países do espaço Schengen.

A presidente do Parlamento Europeu anunciará, na segunda-feira, o início das negociações com o Conselho para a revisão do Código das Fronteiras Schengen, que visa reduzir o número de controlos nas fronteiras internas da UE. Os eurodeputados dispõem de 48 horas para se oporem ao mandato de negociação; caso um décimo do membros manifeste oposição, o tema será votado em plenário durante esta sessão.


Procedimento
: Declaração da Comissão

Debate: Terça-feira, 3 de outubro