Destaques da plenária 
 

Eurodeputados questionam Comissão sobre relações comerciais entre a UE e a China 

Os eurodeputados vão questionar os representantes da Comissão, terça-feira, às 15h00, no âmbito do anúncio da presidente Ursula von der Leyen de uma nova investigação anti-subvenções.

Durante uma recente visita à China, o vice-presidente executivo da Comissão, Valdis Dombrovskis, afirmou aos seus homólogos que «a concorrência deve ser justa» e instou Pequim a abordar a falta de reciprocidade nas relações económicas, uma vez que o défice comercial da UE com a China em 2022 atingiu quase 400 mil milhões de euros.

O comissário Dombrovskis, que tem o pelouro do Comércio, afirmou que a UE e a China estão numa encruzilhada política e económica significativa, alertando para o facto de a posição da China relativa à guerra na Ucrânia poder comprometer as suas relações com a UE. A sua visita decorreu após a presidente da Comissão ter anunciado, durante o seu discurso sobre o Estado da União Europeia, que a Comissão iria lançar uma investigação a eventuais subvenções injustas à indústria de veículos elétricos da China.


Procedimento
: período de perguntas à Comissão

Debate: Terça-feira, 3 de outubro, às 15h00