Destaques da plenária 
 

Alargamento da UE: Eurodeputados avaliam progressos realizados pela Sérvia e pelo Kosovo 

O plenário debaterá a evolução insatisfatória das negociações de adesão com a Sérvia e as ações do Kosovo para garantir o estatuto de país candidato.

Num debate agendado para terça-feira, os eurodeputados devem apelar à Sérvia para seguir as sanções da UE contra a Rússia e saudar o pedido de adesão do Kosovo à UE. Na sessão plenária de quarta-feira, os parlamentares procederão à votação de dois relatórios que resumem os pontos de vista do Parlamento.

Com a normalização das relações entre a Sérvia e o Kosovo como prioridade e condição prévia para a adesão de ambos os países à UE, os eurodeputados instarão a Sérvia e o Kosovo a empenhar-se no diálogo Belgrado-Pristina, a fim de realizar progressos nesta matéria.

As campanhas de ingerência estrangeira e de desinformação provenientes da Rússia e da China, que são particularmente fortes nos países candidatos à adesão à UE, também deverão ser abordadas durante o debate.

Após a votação em sessão plenária, os relatores do Parlamento para a Sérvia, Vladimír Bilčík (PPE, Eslováquia), e para o Kosovo, Viola von Cramon-Taubadel (Verdes/ALE, Alemanha), realizarão uma conferência de imprensa conjunta, às 14h30, em Estrasburgo.


Debate: Terça-feira, 9 de maio

Votação: Quarta-feira, 10 de maio

Procedimento: relatórios de iniciativa

Conferência de imprensa: Quarta-feira, 10 de maio, às 14h30