Destaques da plenária 
 

Redução das emissões de metano no setor da energia 

Os eurodeputados vão debater segunda-feira e votar na terça-feira a sua posição sobre uma nova lei para reduzir as emissões de metano no setor da energia.

As Comissões do Ambiente e da Indústria do Parlamento adotaram, a 26 de abril, a sua posição sobre a primeira legislação comunitária destinada a reduzir as emissões de metano provenientes do setor da energia. O texto reforça as obrigações de deteção e reparação de fugas de metano. Os eurodeputados querem que o carvão, o gás e o petróleo importados sejam abrangidos pela nova legislação a partir de 2026. Sugerem igualmente que seja estabelecido, até ao final de 2025, um objetivo vinculativo de redução das emissões de metano na UE para 2030.


Contexto

O metano é um poderoso gás de efeito estufa, responsável por aproximadamente um terço do aquecimento global atual. É produzido por vários setores, incluindo a agricultura, os resíduos e a energia, que são responsáveis, por 53%, 26% e 19%, respetivamente, das emissões de metano da UE, de acordo com a Agência Europeia do Ambiente. Atualmente, os objetivos de emissões de metano estão abrangidos pelo Regulamento Partilha de Esforços da UE.

Debate: Segunda-feira, 8 de maio de 2023

Votação: Terça-feira, 9 de maio de 2023

Procedimento: Processo legislativo ordinário