Destaques da plenária 
 

Povo ucraniano recebe Prémio Sakharov 2022 

O corajoso povo ucraniano vai receber o Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento, numa cerimónia que decorrerá quarta-feira ao meio-dia, no Parlamento Europeu.

O presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy deverá dirigir-se ao plenário remotamente, estando prevista a presença de outros representantes do povo ucraniano em Estrasburgo.


A presidente do Parlamento Europeu Roberta Metsola e vários dos representantes ucranianos irão participar na conferência de imprensa, após a cerimónia de entrega do prémio, às 12.45 CET, na sala de conferências de imprensa Daphne Caruana Galizia. Mais detalhes e os nomes de quem participará serão anunciados em breve.


Além disso, os laureados ucranianos e os representantes dos finalistas do Prémio Sakharov 2022 vão participar num seminário de imprensa, organizado pelo Parlamento Europeu, terça-feira, 13 de dezembro, entre as 09.30 e as 11.30 CET.


Poderá assistir à cerimónia e à conferência de imprensa via EP Live e EbS.


Leia mais sobre os outros nomeados para o Prémio Sakharov 2022.


Os eurodeputados que integram as comissões dos Assuntos Externos e do Desenvolvimento e a Subcomissão dos Direitos do Homem irão integrar um debate com os laureados ucranianos, segunda-feira, 12 de dezembro às 19.00 - 20.30 CET.

Contexto


O Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento, assim designado em honra do físico e dissidente político soviético Andrei Sakharov, é atribuído todos os anos pelo Parlamento Europeu. Foi instituído em 1988 para homenagear indivíduos e organizações que defendem os direitos humanos e as liberdades fundamentais.


Informação adicional


Procedimento: Cerimónia de entrega de prémios

Quando: Quarta-feira, 14 de dezembro

Conferência de imprensa: Quarta-feira, 14 de dezembro às 12.45 CET, com a presidente do Parlamento Europeu Roberta Metsola e representantes do povo ucraniano