Destaques da plenária 
 

Eurodeputados debatem estratégia para a saúde mental 

O Parlamento Europeu vai debater com o Conselho e a Comissão Europeia a estratégia da UE para a saúde mental, na terça-feira durante a manhã.

No discurso sobre o Estado da União de 2022 e na carta de intenções ao Parlamento Europeu, a Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou uma nova iniciativa sobre saúde mental, como parte do Programa de Trabalho da Comissão para 2023, com base nas conclusões relacionadas com a saúde da Conferência sobre o Futuro da Europa.


É esperado que os eurodeputados questionem a Comissão sobre as ações e propostas específicas da UE que estão a ser planeadas para complementar e coordenar as atividades das políticas de saúde mental dos Estados-Membros.


Contexto:

Em julho de 2020, o Parlamento Europeu, numa resolução sobre a estratégia de saúde pública da UE pós-COVID-19, reconheceu a saúde mental como um direito humano fundamental e apelou a um plano de ação da UE para a saúde mental para o período 2021-2027.


Os eurodeputados voltaram a pedir, na sessão plenária de abril de 2022, uma estratégia europeia para a saúde mental, na sequência do impacto negativo generalizado na saúde mental dos europeus, após a pandemia e com a invasão russa à Ucrânia. O Parlamento exigiu ainda uma melhor proteção da saúde mental no espaço de trabalho digital e ações urgentes para mitigar o impacto a longo prazo da pandemia de COVID-19 na saúde mental das crianças e dos jovens.


Especialista: Dana

Debate: Terça-feira, 18 de outubro

Procedimento: Discurso do Conselho e da Comissão, sem resolução