Destaques da plenária 
 

Alterações climáticas: Parlamento apela a maior ambição antes da COP27 

Os eurodeputados devem pedir a todos os países que intensifiquem as metas climáticas para 2030, antes da COP27 no Egito, para limitar o aquecimento global, em linha com o Acordo de Paris.

O mundo caminha para um aumento de temperatura de 2,7°C, muito acima das metas do Acordo de Paris de limitar o aquecimento global abaixo dos 2°C, que objetivava até os 1,5°C. Antes da Cimeira das Nações Unidas sobre alterações climáticas - COP27, a decorrer de 6 a 18 de novembro no Egito, os eurodeputados devem pedir à UE e a todas as nações do G20 que deem sinais de liderança e se comprometam com metas mais ambiciosas de redução de gases de efeito estufa.

O debate sobre a COP27 acontece na terça-feira, com uma resolução a ser votada pelos eurodeputados na quinta-feira.


Contexto

O Parlamento Europeu tem pressionado para uma legislação mais ambiciosa sobre o clima e a biodiversidade da UE, tendo até declarado estado de emergência climática a 28 de novembro de 2019. Em junho de 2021, o Parlamento adotou a Lei Europeia do Clima, que transforma o compromisso político do Pacto Verde Europeu com a neutralidade climática da UE até 2050 numa obrigação vinculativa para a UE e para os Estados-Membros. Para além disso, aumenta a meta da UE de redução das emissões de gases com efeito de estufa até 2030 de 40% para, pelo menos, 55%, em comparação com o nível de 1990. O Parlamento está atualmente a negociar com os Estados-Membros o pacote “Objetivo 55 em 2030”, de modo a permitir que a UE atinja a meta mais ambiciosa de 2030.


Códigos de procedimento: 2022/2673(RSP)

Especialista: Thomas

Debate: Terça-feira, 18 outubro

Votação: Quinta-feira, 20 de outubro

Procedimento: resoluções sobre o tema