Destaques da plenária 
 

Carregador comum para os aparelhos electrónicos mais usados 

O Parlamento deverá aprovar a nova lei que estabelece uma solução única de carregamento para telemóveis, tablets e outros aparelhos eletrónicos portáteis na UE.

Até ao final de 2024, um conjunto de dispositivos eletrónicos portáteis de pequena e média dimensão, como telemóveis, tablets, máquinas fotográficas digitais e auriculares, terão que ser equipados com uma porta de carregamento USB tipo C. Esta lei faz parte de um esforço mais alargado para tornar os produtos na UE mais sustentáveis, reduzir o lixo eletrónico e facilitar a vida dos consumidores.


A diretiva harmoniza ainda mais a tecnologia de carregamento rápido, fornece aos consumidores informações claras sobre as características de carregamento e permite que os consumidores escolham se desejam comprar novos produtos eletrónicos com ou sem carregador.


Essas novas obrigações levarão à reutilização de mais carregadores e ajudarão os consumidores a poupar até 250 milhões de euros por ano na aquisição de carregadores desnecessários. Estima-se que os carregadores eliminados e não utilizados representem até 11 000 toneladas de resíduos eletrónicos por ano.


Procedimento: 2021/0291(COD) ; procedimento legislativo ordinário

Debate: Terça-feira, 4 de outubro

Votação: Terça-feira, 4 de outubro

Conferência de imprensa: Terça-feira, 4 de outubro, 14:30 CEST