Destaques da plenária 
 

Eurodeputados debatem escalada da guerra de agressão da Rússia contra a Ucrânia 

A mobilização de reservistas russos, referendos falsos em partes ocupadas da Ucrânia e as ameaças nucleares de Putin serão o foco de um debate na quarta-feira.

Espera-se que os eurodeputados exortem a UE e os seus Estados-Membros a responderem fortemente à escalada da guerra pela Rússia e aos seus preparativos para anexar territórios ucranianos. A mais recente crise de segurança causada pela ruturas inexplicadas dos gasodutos Nord Stream no Mar Báltico também estará na agenda.


Os eurodeputados vão pedir que o apoio militar à Ucrânia seja reforçado e coordenado de forma mais eficaz. Também deverão defender o reforço das sanções económicas e deverão exortar a UE a intensificar os seus esforços para impedir que as sanções sejam contornadas, particularmente com a ajuda de países terceiros.


Na quinta-feira, será votada uma resolução.


Contexto


Nos últimos dias, as autoridades em várias regiões ucranianas que estão ilegalmente ocupadas pela Rússia realizaram referendos falsos sobre sua anexação à Rússia. Ao mesmo tempo, o Kremlin anunciou que está a mobilizar 300 mil reservistas para lutar na Ucrânia, e o presidente Putin ameaçou usar armas nucleares.



Debate: Quarta-feira, 5 de outubro

Votação: Quinta-feira, 6 de outubro