Destaques da plenária 
 

Carregador comum: eurodeputados empenhados em reduzir os resíduos eletrónicos 

Espera-se que o Parlamento dê luz verde às negociações sobre um carregador comum, de modo a reduzir o desperdício eletrónico e facilitar o carregamento de dispositivos eletrónicos portáteis.

As novas regras preveem o fim da necessidade de aquisição de cabos e carregadores diferentes sempre que o consumidor comprar um dispositivo novo, assim como a possibilidade de carregar todos os seus pequenos e médios aparelhos eletrónicos. Telemóveis, tablets, câmaras digitais, auscultadores e auriculares, consolas de videojogos e colunas de som portáteis, com alimentação através de cabo, têm de ser equipados com uma entrada USB tipo C, independentemente do fabricante. Poderão ser aplicadas exceções apenas a dispositivos de tamanho diminuto, incomportáveis de uma entrada USB tipo C, como relógios inteligentes, rastreadores de saúde e determinados equipamentos desportivos.


A Comissão do Mercado Interno e da Proteção dos Consumidores vai adotar uma posição sobre a emenda à Diretiva de Equipamentos de Rádio a 20 de abril. Assim que a posição do Parlamento Europeu seja confirmada em anúncio na sessão plenária, podem começar as negociações com os governos europeus relativas à fase final da legislação.


Código de Procedimento: 2021/0291 (COD)

Procedimento: Processo Legislativo Ordinário