Destaques da plenária 
 

Mobilização do fundo europeu de apoio aos trabalhadores despedidos 

José Manuel Fernandes vai recomendar ao PE que aprove 290 mil euros do Fundo Europeu de Ajustamento à Globalização para financiar ações de acompanhamento e de informação, entre outras.

O objetivo da proposta que vai ser votada em plenário na terça-feira é financiar despesas técnicas e administrativas para a execução do Fundo Europeu de Ajustamento à Globalização a favor dos Trabalhadores Despedidos (FEG), tais como ações de preparação, acompanhamento, controlo, auditoria e avaliação, bem como de recolha de dados, nomeadamente relacionadas com os sistemas informáticos internos, as atividades de comunicação e as atividades destinadas a reforçar a visibilidade do fundo.

O eurodeputado português José Manuel Fernandes (PPE), relator da comissão parlamentar dos Orçamentos, concorda com as medidas propostas pela Comissão Europeia para financiamento a título de assistência técnica, recomendando ao plenário que aprove a mobilização de 290 mil euros.

O relator saúda a criação de um sítio Web específico para o FEG e insta a Comissão a atualizá-lo e ampliá-lo regularmente, a fim de aumentar a visibilidade da solidariedade europeia demonstrada pelo fundo junto do público, bem como a transparência da ação da UE.

José Manuel Fernandes recorda também aos Estados-Membros requerentes o seu papel fundamental na divulgação abrangente das ações financiadas pelo FEG junto dos beneficiários visados, das autoridades locais e regionais, dos parceiros sociais, dos meios de comunicação social e do público em geral.


Votação: 8/03/2022

Processo: orçamental

Relator: José Manuel Fernandes (PPE, PT)