Destaques da plenária 
 

Futuro das relações entre a UE e os EUA 

A assembleia europeia vai debater e votar um relatório sobre o estado da parceria transatlântica, a promoção da autonomia estratégica da UE e a cooperação com a Administração Biden.

Os eurodeputados deverão discutir o impacto da retirada das tropas dos EUA e da NATO do Afeganistão nas relações transatlânticas, bem como a necessidade de promover uma autonomia estratégica aberta da UE e de reforçar as suas capacidades de defesa. As consequências do recente acordo de cooperação militar e de venda de submarinos celebrado entre a Austrália, o Reino Unido e os EUA (AUKUS) serão também abordadas no debate em plenário, que se realiza na terça-feira de manhã. 


Num relatório aprovado em 15 de julho, a comissão parlamentar dos Assuntos Externos expressou a sua esperança de que a eleição de Joe Biden para Presidente dos EUA contribua para revitalizar as relações bilaterais e conduza ao reforço da cooperação transatlântica, com os dois blocos a trabalharem em conjunto como parceiros iguais.


Os eurodeputados congratulam-se com o novo empenhamento dos EUA no multilateralismo baseado em regras, bem como com a decisão de regressar ao Acordo de Paris sobre as alterações climáticas e à Organização Mundial da Saúde.


O relatório apela a uma posição coordenada face à Rússia e à China, à cooperação no domínio das energias limpas e da investigação, do desenvolvimento e da inovação e à conjugação de esforços para enfrentar desafios comuns, como a luta contra o terrorismo.


Debate: 5/10/2021

Votação final e anúncio dos resultados: 6/10/2021

Processo: relatório de iniciativa

Relator: Tonino Picula (S&D, HR)