Destaques da plenária 
 

Repercussões sociais da pandemia de COVID-19 

O PE vai questionar a Comissão sobre como tenciona assegurar que os planos nacionais de recuperação contribuem para criação de emprego de qualidade, redução da pobreza e convergência social.

A pergunta à Comissão Europeia foi apresentada pela comissão parlamentar do Emprego e dos Assuntos Sociais. O debate em plenário está agendado para quarta-feira à noite:


“A recessão económica causada pela pandemia de COVID-19 repercutiu-se de forma dramática no mercado de trabalho, tendo conduzido ao agravamento das desigualdades e ao aumento do número de pessoas em risco de pobreza ou exclusão social e prejudicado o acesso aos serviços. Pese embora se preveja que as taxas de desemprego diminuam em 2022, é necessário fazer face às repercussões sociais da crise sanitária. A pandemia pôs em evidência os desequilíbrios existentes e acelerou tendências sociais perigosas, como a precariedade das condições de vida e de trabalho de alguns grupos de trabalhadores, com graves consequências para os grupos mais vulneráveis. A Comissão do Emprego e dos Assuntos Sociais solicita à Comissão que responda às seguintes perguntas:


- Que esforços envidará a Comissão, juntamente com os Estados-Membros, para fazer face às consequências sociais da pandemia, bem como para proteger os direitos e melhorar a situação dos grupos vulneráveis que foram afetados de forma desproporcionada pela crise?


- Que esforços envidará a Comissão para assegurar a recolha atempada de dados desagregados de qualidade sobre as consequências da pandemia para o emprego e a situação social na UE, especialmente entre os grupos mais vulneráveis?


- Como tenciona a Comissão assegurar que os planos nacionais de recuperação e resiliência são devidamente executados e contribuem para os objetivos enunciados no Regulamento relativo ao Mecanismo de Recuperação e Resiliência (MRR), em especial em termos de emprego de qualidade, redução da pobreza e convergência social e económica ascendente?


- Como tenciona a Comissão avaliar e acompanhar a aplicação e o impacto do instrumento europeu de apoio temporário para atenuar os riscos de desemprego numa situação de emergência (SURE)?


- Como tenciona a Comissão continuar a coordenar e a apoiar o desenvolvimento de aptidões e competências em consonância com as necessidades do mercado de trabalho no contexto da recuperação da UE e das transições digital e ecológica?


- Como tenciona a Comissão trabalhar conjuntamente com os Estados-Membros para melhorar as ações da UE destinadas a reforçar a resiliência social e a sustentabilidade da recuperação das economias europeias e a responder melhor a futuras crises?”


Debate: 15/09/2021