Destaques da plenária 
 

Biodiversidade: Parlamento quer metas para proteger a vida selvagem e os humanos  

Eurodeputados debatem na segunda-feira a nova Estratégia de Biodiversidade da UE para 2030 e devem apelar a uma maior proteção das zonas terrestres e marítimas numa votação na terça-feira.

A natureza tem vindo a diminuir mundialmente a uma velocidade sem precedentes. Atualmente um milhão das cerca de oito milhões de espécies existentes no mundo estão ameaçadas de extinção, de acordo com um relatório da Plataforma Intergovernamental de Política Científica sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (IPBES). O Parlamento tem, de forma consistente, dado prioridade à biodiversidade e advertido repetidamente sobre a sua perda contínua e sem paralelo.


Após a adoção da Estratégia de Biodiversidade da UE para 2030 por parte da Comissão Europeia, espera-se que os parlamentares solicitem uma lei de biodiversidade semelhante à Lei Europeia do Clima para garantir que os ecossistemas do mundo sejam restaurados, resilientes e protegidos de forma adequada até 2050.


Os eurodeputados devem exigir ainda a proteção de pelo menos 30% das áreas terrestres e marítimas da UE, medidas urgentes para travar o declínio das abelhas e outros polinizadores, e objetivos vinculativos para a biodiversidade urbana, como a implementação de telhados verdes.


Debate: 07.06.2021

Resultado da votação: 09.06.2021

Processo: Procedimento de iniciativa própria