Destaques da plenária 
 

Parlamento discute passos para uma recuperação sustentável e rica em empregos 

Os eurodeputados debatem com o Conselho e a Comissão Europeia as medidas concretas para colocar em prática o Pilar Europeu dos Direitos Sociais após a Cimeira do Porto.

A Cimeira Social resultou em duas declarações: em primeiro lugar, o Compromisso Social do Porto, em que os presidentes das instituições europeias e de várias organizações se comprometeram a cumprir os grandes objetivos para 2030 em matéria de emprego, competências e redução da pobreza previstos no Plano de Ação sobre o Pilar Europeu dos Direitos Sociais. Em segundo lugar, a Declaração do Porto, assinada pelos representantes dos governos nacionais, citando as suas ambições em matéria social, como a redução das desigualdades, a defesa de salários justos, o combate à exclusão social e o combate à pobreza.


Os eurodeputados vão provavelmente exortar a Comissão Europeia e os Estados-membros a serem mais ambiciosos na concretização da agenda social da UE para os próximos anos, colocando recursos financeiros suficientes nos planos de reforma nacionais e adotando a nova legislação que está atualmente em cima da mesa.


Debate: 08.06.2021

Processo: Declarações do Conselho e da Comissão Europeia