Destaques da plenária 
 

Combater a sub-representação das mulheres na ciência e na engenharia 

Os eurodeputados propõem medidas para ajudar a promover a participação de mulheres e raparigas nos setores da ciência, tecnologia, engenharia e matemática (CTEM).

A UE enfrenta uma escassez de mulheres em empregos e cursos relacionados com as CTEM (apenas 36% dos licenciados nestas áreas e apenas dois em cada cinco cientistas e engenheiros são mulheres). Os eurodeputados vão apresentar ideias para melhorar a igualdade de género nesta área.


No projeto de relatório a ser debatido na quarta-feira e votado na quinta-feira, os parlamentares apelam aos Estados-membros para que incentivem ativamente as mulheres e jovens raparigas a seguirem estudos e carreiras nos setores da CTEM. Os governos nacionais também devem procurar maneiras mais atrativas e criativas de mostrar modelos femininos com carreiras de sucesso nos setores da CTEM a fim de aumentar a confiança das jovens mulheres nas suas habilidades digitais e incentivá-las a optar por estudos nestas áreas. Os eurodeputados exortam, ainda, todas as partes interessadas relevantes a abordar a discriminação nas suas práticas de contratação e a introduzir quotas para garantir uma melhor inclusão das mulheres neste setor.


Na noite de quarta-feira, os eurodeputados realizam um debate sobre a igualdade de género centrado no abuso online enfrentado pelas mulheres na política.

Debates: 09.06.2021

Votação: 10.06.2021

Processo: Relatório de iniciativa (CTEM), declarações do Conselho e da Comissão (abuso online)