Destaques da plenária 
 

Parlamento debate reação da UE ao desvio de um voo da Ryanair pela Bielorrússia 

Os eurodeputados e o Alto Representante da UE analisam a resposta europeia à aterragem forçada de um voo da Ryanair em Minsk e detenção de um jornalista bielorrusso pelas autoridades locais.

A 23 de maio, um voo da companhia irlandesa Ryanair que fazia a rota de Atenas (Grécia) para Vilnius (Lituânia) foi intercetado por um caça bielorrusso e forçado a aterrar em Minsk (Bielorrússia) para que as autoridades locais pudessem deter o jornalista Raman Pratasevich e a sua namorada, Sofia Sapega, que se encontravam entre os passageiros.


Os chefes de Estado ou do governo da UE responderam rapidamente a este incidente dramático, atribuindo, entre outras coisas, ao Conselho a preparação de novas sanções europeias contra indivíduos e entidades bielorrussas e proibindo as companhias aéreas do país de aceder ao espaço aéreo e aos aeroportos da UE.


Os eurodeputados debatem esta última deterioração das relações entre a UE e a Bielorrússia com o chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, na terça-feira. Uma resolução será votada na quinta-feira.


Debate: 08.06.2021

Votação: 10.06.2021

Processo: Declaração do Alto Representante da UE para os Negócios Estrangeiros, seguida de resolução