José GUSMÃO
José GUSMÃO

Grupo da Esquerda no Parlamento Europeu - GUE/NGL

Membro

Portugal - Bloco de Esquerda (Portugal)

Data de nascimento : , Lisboa

Página inicial José GUSMÃO

Vice-Presidente

ECON
Comissão dos Assuntos Económicos e Monetários

Membro

FISC
Subcomissão dos Assuntos Fiscais
D-US
Delegação para as Relações com os Estados Unidos

Membro suplente

EMPL
Comissão do Emprego e dos Assuntos Sociais
LIBE
Comissão das Liberdades Cívicas, da Justiça e dos Assuntos Internos
D-CL
Delegação à Comissão Parlamentar Mista UE-Chile
DLAT
Delegação à Assembleia Parlamentar Euro-Latino-Americana

Últimas atividades

Declarações da Presidente

25-04-2024 P9_CRE-PROV(2024)04-25(4-116-0000)
Contributos para os debates em sessão plenária

Projeto de orçamento retificativo n.º 1/2024 – Alterações necessárias do orçamento de 2024 decorrentes da revisão do QFP (A9-0174/2024 - Siegfried Mureşan)

25-04-2024
Declarações de voto escritas

Este relatório diz respeito à revisão do orçamento comunitário para 2024 tendo em conta a revisão acordada para o Quadro Financeiro Plurianual. Reconhecemos os aspetos positivos da revisão como o reforço da Reserva para a Solidariedade e as Ajudas de Emergência (RSAE), as subvenções canalizadas para a Ucrânia através da nova Reserva, ou o reforço do Mecanismo para as Reformas e o Crescimento nos Balcãs Ocidentais. Contudo, há dois aspetos claramente negativos que se sobrepõem. Por um lado, o relatório nada diz sobre a redução do dinheiro alocado para o Fundo Europeu de Ajustamento à Globalização. Por outro, acolhe o reforço do Fundo Europeu de Defesa dentro do quadro do STEP e nota a proposta da Comissão para um Programa Europeu da Indústria de Defesa para mobilizar 1,5 mil milhões de euros do orçamento comunitário para armamento. Assim, votámos contra.

Quadro de medidas para reforçar o ecossistema europeu de fabrico de produtos com tecnologia de impacto zero (Regulamento Indústria de Impacto Zero) (A9-0343/2023 - Christian Ehler)

25-04-2024
Declarações de voto escritas

Reafirmamos que este relatório não só representa a inversão total do caminho que é urgente seguir para uma política industrial de impacto zero, como coloca a UE mais longe do cumprimento das metas climáticas até 2030. Apesar de no acordo final se ter eliminado a referência ao deferimento tácito para os processos administrativos nesta matéria, bem como a referência explícita à possibilidade de construção em zonas da Rede Natura 2000, o texto mantém o alargamento da lista das tecnologias de impacto zero ao nuclear, à captura de metano ou a combustíveis alternativos e ampliação do recurso à utilização de captura e armazenamento de carbono. De sublinhar ainda que do acordo final foram removidas, ou ficaram desprovidas de sentido, as referências básicas a empregos de qualidade e aprendizagens que constavam da posição do Parlamento Europeu. Esta legislação não só não respeita os objetivos de descarbonização juridicamente vinculativos como põe ainda mais em causa a coesão social e a salvaguarda do bem-estar dos cidadãos. Por isto, votámos contra.

Contacto

Bruxelles

Parlement européen
Bât. ALTIERO SPINELLI
01H354
60, rue Wiertz / Wiertzstraat 60
B-1047 Bruxelles/Brussel
Strasbourg

Parlement européen
Bât. SALVADOR DE MADARIAGA
G04046
1, avenue du Président Robert Schuman
CS 91024
F-67070 Strasbourg Cedex