iFood Pedal: uma alternativa não poluente para o delivery

O iFood Pedal, programa de bikes compartilhadas do iFood – elétricas ou tradicionais -, vai muito além do modal não poluente. O programa, em parceria com a Tembici, empresa de tecnologia referência em micro mobilidade e soluções para espaços urbanos, conta também com Pontos de Apoio para os entregadores e o curso “Pedal Responsa” para desenvolvimento pessoal.

Essa história começa em meados de 2019, quando se estudava a inclusão de modais não poluentes no iFood e um fato chamou a atenção do time de Inovação e Logística. Na busca por modelos sustentáveis e que trouxessem eficiência à operação, a bicicleta trouxe uma nova perspectiva à discussão: nesse contexto, ela significava também uma porta de entrada para a plataforma.

“Foi aí que entendemos que era um modal diferente. Muitos entregadores já procuravam a bike compartilhada, pois a maioria morava em zonas distantes da cidade. Ou seja, para além do impacto ambiental, que é uma preocupação constante do iFood, queríamos também cuidar do nosso entregador, com ferramentas que fizessem sentido no dia a dia. Foi assim que nasceu o iFood Pedal”, explica Fabiane Carrijo, da área de Inovações e Logística do iFood.

Ao entender essa necessidade, foi desenhado o projeto como um todo: um programa de compartilhamento de bicicletas, com valores acessíveis e espaços de convivência pensados para garantir o bem-estar dos entregadores.

Os Pontos de Apoio do iFood Pedal contam com áreas de descanso, microondas para esquentar marmitas, água, banheiros, café e pontos de energia para recarregar o celular. Disponível no local, o wifi é utilizado por muitos dos parceiros para a realização das aulas online disponíveis no programa.

“Os cursos são parte do Pedal Responsa, em que o entregador tem acesso a cinco aulas, por WhatsApp, com os temas ‘Uso das bicicletas elétricas’, ‘Como pedalar com segurança’, ‘Cuidados com Saúde’, ‘Prevenção de COVID-19’ e ‘Comunicação na Entrega”’, explica Fabiane sobre as trilhas disponíveis em EaD. Para incentivar a adesão, há certificado e o kit de conclusão inclui itens como jaqueta corta vento e carregador portátil.

Sob a ótica ambiental, o projeto vai ao encontro das metas do iFood Regenera, contribuindo para a redução da emissão de CO2 a partir da adoção das bicicletas como modal não poluente nas entregas do iFood. “Quando falamos de mobilidade e meio ambiente, o certo seria falarmos em menos veículos na rua. Ou seja, as bikes compartilhadas são um sistema inteligente de ocupação e uso do espaço público”, pontua Fabiane.

Para Felipe Rocha (26), entregador do iFood há quatro anos, o incentivo aos modais não poluentes o faz se sentir parte de um objetivo maior. Ele realiza todas as suas entregas de bicicleta. “Além de ser mais prazeroso, me faz repensar minha relação com a cidade. Falo para as pessoas que é seguro e que ajuda no meio ambiente. Me sinto uma pessoa importante em meio a tantos carros, como em São Paulo. Esqueçam o motor, foquem na bicicleta”, diz ele.

Em 2020, o iFood Pedal ganhou o prêmio de “Inovação do Ano” no prêmio Estadão Mobilidade. No último mês de agosto, o programa somou a entrega de 182 mil pedidos, evitando a emissão de 54 toneladas de CO2 na atmosfera.

Onde encontrar

Há três Pontos de Apoio de iFood Pedal em São Paulo e um no Rio de Janeiro. Clique aqui para conferir endereços e planos.

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas