Como substituir o plástico no dia a dia

Conheça algumas matérias-primas sustentáveis que substituem o uso de plástico no dia a dia.

O mundo todo vem buscando opções mais sustentáveis para substituir o uso do plástico, principalmente nas embalagens dos produtos que consumimos. No Brasil, essa questão não é diferente nem menos urgente: o país é o quarto maior produtor de lixo plástico do mundo, de acordo com os dados mais recentes da ONG WWF (World Wide Fund For Nature), consolidados em 2019.

Para reduzir o consumo (e, consequentemente, o descarte) de plástico, empresas e pesquisadores brasileiros vêm testando matérias-primas biodegradáveis para substituí-lo. O bambu, por exemplo, pode ser usado para fazer canudos; a mandioca vira copos, bandejas e outras embalagens. Até mesmo fungos, como cogumelos, e lã de pedra estão sendo avaliados como alternativa.

“Hoje temos grandes substitutos do plástico que são matérias-primas que vêm de fontes renováveis. As que vêm ganhando espaço no mercado são o papel, a cana de açúcar, o amido de milho e a mandioca. Destes, os que apresentam poder de produção de alta escala atualmente são o papel e a cana de açúcar”, afirma Alexandre Lima, gerente de Sustentabilidade do iFood.

Quando se fala em delivery, esse desafio torna-se ainda mais relevante, especialmente no contexto da cultura de consumo que estimula o uso único de copos, talheres e embalagens de plástico antes de jogá-los no lixo.

Para mudar esse hábito, o iFood assumiu o compromisso de zerar a poluição plástica no delivery até 2025 no programa iFood Regenera. Para isso, atua em diversas frentes, como o estímulo ao uso de embalagens sustentáveis e o fortalecimento da reciclagem com a implantação de novos pontos de descarte de resíduos, além da otimização de cooperativas de reciclagem.

Para Alexandre, quanto mais empresas demonstrarem interesse pela aquisição de matérias-primas renováveis, mais seu preço será equilibrado –e mais rapidamente seu uso será tão comum quanto o do plástico.

“A participação das empresas na aquisição dessas alternativas sustentáveis é importante tanto para impactar positivamente o futuro do meio ambiente e das gerações como para o equilíbrio de preços, fazendo com que cada vez mais pessoas tenham acesso a elas, em vez do plástico”, explica Alexandre. “O plástico é um material reciclável, mas no Brasil ainda estamos longe de alcançar a porcentagem de descarte correto e a reciclagem necessária.”

No programa Amigos da Natureza, criado em 2020, a foodtech brasileira convida os restaurantes parceiros a fazer parte da iniciativa para reduzir o uso do plástico. “Os donos de restaurantes são convidados a participar do programa, e, no app, os clientes conseguem ver quais restaurantes estão comprometidos com a causa. Na hora de fazer o pedido, eles escolhem se querem ou não itens de uso único, como talheres e canudos plásticos”, diz Alexandre.

Aprofunde seu conhecimento sobre sustentabilidade com esse artigo do iFood News.

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas